12/20/14 - Caraguá Beach
.

De São Sebastião a campeão mundial: Gabriel Medina é o melhor surfista do mundo


Foi de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, que saiu o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Gabriel Medina Pinto Ferreira pegou suas primeiras ondas em Maresias, na Costa Sul da cidade. Há dois dias de completar 21 anos de idade o capricorniano conquistou o título histórico para o Brasil. Na areia das praias de Pipeline, na costa norte da ilha de Oahu, no Havaí, que Gabriel Medina levantou a taça de campeão do Billabong Pipe Masters 2014, etapa final do WCT (World Championship Tour) 2014, principal campeonato mundial de surfe.


Filho de Claudio Ferreira e Simone Medina, o sebastianense adotou um segundo pai, Charles Rodrigues se tornou o padrasto e treinador de Gabriel Medina que aos nove anos de idade já se arriscava em cima da prancha nas águas de Maresias. O bairro de São Sebastião que está localizado em uma região agitada da cidade litorânea fica próximo às praias de Boiuçucanga, Cambury e Juqueí e encontra-se a 25km do centro da cidade e a 176km de São Paulo.

Com 11 anos, Medina venceu seu primeiro campeonato a nível nacional, a etapa Rip Curl Grom Search na categoria Sub-12, disputada em Búzios, Rio de Janeiro. Aos 14 anos já fazia as finas nas competições do Paulista Profissional e participou de etapas do Mundial Profissonal, quando, em Ubatuba, também no Litoral Norte de São Paulo, conseguiu derrotar seu ídolo Adriano Mineirinho.

Nos eventos realizados na França e nos Estados Unidos em 2011, Gabriel Medina com apenas 18 anos, venceu duas etapas do ASP World Tour (Circuito Mundial de Surfe) que é uma liga profissional de surfe organizada pela Association of Surfing Professionals. Nesse ano ganhou grande repercussão na mídia por completar uma manobra designada backflip, uma espécie de salto mortal de costas. 


Pouco mais de um mês depois da última etapa do Circuito Mundial de Surfe que consagrou Medina como melhor surfista do mundo, Maresias também foi cenário de um importante evento, o O’Neill  SP Prime. Nesta etapa a vitória ficou por conta do ubatubense, Filipe Toledo que mais uma vez confirmou a força do surfe no Litoral Norte de São Paulo. Na ocasião, Gabriel Medina disse ser uma honra surfar em casa

























Arquivado em:   , , ,