Organizações comunitárias: gente do bem ajudando quem precisa - Caraguá Beach
.

Organizações comunitárias: gente do bem ajudando quem precisa



Na última semana eu fui visitar algumas organizações comunitárias na região sul de Caraguá, entre elas a Diocese de Caraguatatuba, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Travessão, a Pastoral desta Paróquia, o CRAS e o Centro Comunitário do Morro do Algodão. Devido ao meu job acompanhei o trabalho das instituições e pude conhecer um pouco mais as atividades que realizam com as famílias de baixa renda. Essas organizações atuam desde o bairro Pontal Santa Marina, próximo ao shopping Serramar, até o bairro do Perequê, divisa com São Sebastião, exceto a Diocese de Caraguatatuba que atinge todo o Litoral Norte de São Paulo.

Confesso que nunca procurei me informar melhor a respeito das ações realizadas por essas organizações, mas de uma coisa estou certo – É um trabalho fantástico!

Estive com a atual coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Janaína Fernanda e ela me contou que as principais atividades da instituição é ajudar as famílias que buscam o local com cursos profissionalizantes que permitirão uma renda extra. No CRAS o público maior é de mulheres, com pouco ou sem estudo e que querem aprender alguma coisa para poderem trabalhar em casa. A maioria destas mulheres são donas de casa e tradicionais, onde cuidam do lar e dos filhos enquanto os maridos trabalham.

No Centro de Referência da Assistência Social tem um espaço chamado “Escola de Moda”, onde as participantes aprendem tudo sobre costura. São diversas máquinas de modelos diferentes disponíveis para as estudantes de moda. A coordenadora conta que “durante o curso, as participantes recebem um auxílio de R$ 80, 00 reais por mês para comprarem materiais de trabalho para poder gerar suas próprias rendas desde casa”.

Escola de Moda - CRAS

Maquinas de costura utilizadas pelas participantes da Escola


Outra instituição que visitei foi o Centro Comunitário do Morro do Algodão. Na verdade eu já fui professor de espanhol voluntário nessa instituição, entretanto, era num espaço diferente de onde é hoje, bem menor. Lá eu conheci a presidente da organização, Valdirene que é uma pessoa muito legal e está sempre buscando ajudar as pessoas. O Centro Comunitário foi inaugurado a pouco menos de um ano e possui um espaço elegante e cheio de salas para as atividades.  Tem até padaria!

As pessoas que frequentam os cursos e oficinas são, normalmente, do próprio bairro. Elas tem a possibilidade de fazer aulas de dança, música, teatro, balé e curso profissionalizantes como cabelereiros, artesanato e padeiros. Tudo com certificado emitido pelo Centro Comunitário em parceria com a prefeitura de Caraguatatuba e a FUNDACC.

As atividades direcionadas as pessoas da comunidade não param por ai!

A Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Glória, do bairro Travessão, também traz um trabalho lindo junto as famílias carentes da região sul da cidade. A coordenadora desta pastoral, Rosilene Lázaro, disse que o trabalho “porta-porta” que as voluntárias do projeto fazem é muito importante para a comunidade. Semanalmente, mulheres que acreditam no trabalho da pastoral saem às ruas para encontrar as mães com dificuldades financeiras de ter um atendimento de qualidade para os seus filhos. Mesmo sabendo que isso é um direito de todos, não é assim que as coisas funcionam no Brasil, né?

Por isso o serviço da pastoral leva até essas famílias pessoas qualificadas para fazer o trabalho de pesagem dos bebês, levam mantimentos, como leite em pó e fraldas. “Nosso trabalho é um reflexo do que a pastoral da criança faz. Buscamos ajudar o maior número possível de famílias”, disse a coordenadora.

 Rosilene Lázaro, coordenadora da Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Glória


Puxa, quanta coisa!


Em apenas uma semana eu descobri que por mais que as coisas estejam difíceis em nosso país, ainda existe locais como estes que eu citei que proporcionam à muitas famílias uma qualidade de vida melhor. A partir de agora vou olhar com outros olhos as organizações comunitárias da minha cidade, e acredito que todos nós devemos fazer o mesmo!   

Arquivado em:   ,

0 Caiçaras comentaram:

Postar um comentário